O Ensino Fundamental 1 faz parte dos anos iniciais da educação básica, ocorrendo logo após a educação infantil. É nesta fase que as crianças são alfabetizadas e se familiarizam com os números, conceitos de ciências, geografia e história.
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Desde 2008, o Ensino Fundamental brasileiro é dividido em duas partes: a primeira etapa, correspondente ao Ensino Fundamental 1, e a segunda, a qual é referente ao Ensino Fundamental 2, popularmente chamado de "ginásio".
O que é o Ensino Fundamental 1?
Como dito acima, o Ensino Fundamental 1, também chamado de Anos Iniciais, é a primeira parte do Ensino Fundamental. Com duração de cinco anos letivos (do 1° ao 5° ano), o Ensino Fundamental 1 tem uma carga horária de 800 horas, as quais são divididas em 200 dias letivos.
É nesse período que a criança começa a desenvolver o senso crítico, lógico e criativo, através das atividades que, muitas vezes, devem ser realizadas em forma de brincadeiras.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é aplicada no Ensino Fundamental 1 e deve ser seguida por todas as instituições de ensino. Porém, a forma como o conteúdo será passado pode variar de acordo com a metodologia escolhida. Além da alfabetização, é esperado que o estudante finalize os anos iniciais com uma boa noção de conceitos éticos e morais, os quais auxiliam no desenvolvimento da cidadania.
Qual a importância do Ensino Fundamental 1?
É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos. Em muitas instituições também é comum o aprendizado de um idioma estrangeiro.
A introdução dessas disciplinas formais é uma das principais diferenças em relação à educação infantil. Outro ponto de destaque é o fator social, já que a criança estará rodeada de coleguinhas na sala de aula e muitas atividades exigem a interação com terceiros.
Com qual idade entra no Ensino Fundamental 1?
Normalmente, os pequenos começam o Ensino Fundamental 1 com seis anos de idade e completam aos dez. Essa é a faixa etária apropriada para os estudos que serão desenvolvidos no período e o ideal é que a maioria da turma tenha pouca diferença de idade.
Quais são as séries do Ensino Fundamental 1?
1° Ano do Ensino Fundamental 1
É a série em que a criança desenvolverá mais recursos para se comunicar, pois é no 1° Ano que ela aprende a ler e escrever. Também é nesse período que acontece o primeiro contato com questões matemáticas.
O que as crianças aprendem no 1º ano do Ensino Fundamental 1?
Espera-se que no 1º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a:
Entender a relação entre as letras e seus sons;
Saber a diferença entre números e letras;
Entender Noção de tempo e espaço;
Realizar cálculos de adição e subtração;
Localizar e nomear partes do corpo humano.
2° Ano do Ensino Fundamental 1
Dando continuidade ao o que foi apresentado no ano anterior, no 2° Ano ainda existe um foco maior no processo de alfabetização, pois é importante que os estudantes desenvolvam a fluência na língua portuguesa.
O que as crianças aprendem no 2º ano do Ensino Fundamental 1?
Espera-se que no 2º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a:
Começar a escrever, ler, e interpretar textos com autonomia;;
Respeitar os diversos grupos sociais ;
Compreender e conhecer números decimais;
Relacionar questões entre o meio ambiente e as formas de vida que se estabelecem nele;
Conseguir diferenciar seres vivos e não-vivos;
Desenvolver a criatividade e a expressão. Explorar.
3° Ano do Ensino Fundamental 1
Em relação à leitura e escrita, nesta etapa os pequenos entram em contato com conceitos de coesão e interpretação de texto. Na matemática, problemas com adição e subtração passam a ser mais complexos, enquanto a multiplicação é apresentada.
O que as crianças aprendem no 3º ano do Ensino Fundamental 1?
Espera-se que no 3º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a:
Ler e interpretar informações, independente da situação que elas forem expostas;
Fazer cálculos de multiplicação e divisão;
Identificar e comparar grandezas;
Saber diferenciar espaço público e privado;
Compreender quais são os grupos que compõem uma sociedade;
Entender a importância e o impacto que as ciências e as tecnologias têm na nossa vida cotidiana e na sociedade;
Ter maior conhecimento sobre seu próprio corpo e descobrir seus limites por meio de jogos e brincadeiras.
4° Ano do Ensino Fundamental 1
Geralmente, no 4° Ano os alunos já estão com 9 anos e dão continuidade à complexidade de estudos gramaticais. Na matemática, a divisão também passa a fazer parte das atividades cotidianas, junto com análise de gráficos, tabelas e raciocínio lógico.
O que as crianças aprendem no 4º ano do Ensino Fundamental 1?
Espera-se que no 4º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a:
Compreender o impacto que o ser humano tem na poluição ambiental;
Saber sobre as regras de ortografia e pontuação;
Fazer operações com números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
Compreender dados históricos e saber organizá-los em ordem cronológica;
Identificar como eram as relações de trabalho e analisar o que ficou ou não dessas épocas;
Distinguir o trabalho escravo do trabalho livre;
Saber quais são as principais atividades econômicas nos estados brasileiros.
5° Ano do Ensino Fundamental 1
A última etapa, a qual antecede os anos finais do Ensino Fundamental, serve como um aprofundamento de tudo o que foi visto nos últimos anos. É também um período para preparar a turma para o Ensino Fundamental 2, onde eles passam a ter um professor para cada disciplina escolar.
O que as crianças aprendem no 5º ano do Ensino Fundamental 1?
Espera-se que no 5º Ano do Ensino Fundamental 1 os estudantes aprendam questões básicas como a:
Calcular porcentagem;
Compreender sobre concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
Produzir um texto com ajuda do professor;
Entender quais são os sistemas do corpo humano e como ele funciona;
Ler mapas e ter noções geográficas.
Por que categorizar os anos escolares?
Essa divisão é feita pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a qual está na Constituição Federal de 1988. É a partir dessa divisão que se torna mais simples o processo de ensino, tendo em vista que é considerada a faixa etária e ritmo de aprendizagem dos alunos. Além disso, essa é uma maneira de organização das disciplinas, prevista na BNCC.